Páginas

domingo, 17 de agosto de 2014

História da Matemática

História da Matemática

A história da matemática é uma área de estudo dedicada à investigação sobre a origem das descobertas da matemática e, em uma menor extensão, à investigação dos métodos matemáticos e aos registros ou notações matemáticas do passado.
Anteriormente à modernidade e à expansão mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemáticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.) , o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.) e o Papiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.). Todos estes textos versam sobre o então chamado Teorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria.
A contribuição Greco helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata. O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos, os quais cunharam o termo "matemática" a partir do termo μάθημα (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento". A matemática chinesa fez contribuições já muito cedo, incluindo o sistema de notação posicional. O sistema numérico indo-arábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica. A matemática islâmica, por sua vez, desenvolveu e expandiu a matemática conhecida destas civilizações. Muitos textos gregos e árabes sobre matemática foram então traduzidos ao latim, o que contribuiu com o desenvolvimento da matemática na Europa medieval.
Dos tempos antigos à Idade Média, a eclosão da criatividade matemática foi frequentemente seguida por séculos de estagnação. Começando no Renascimento, no século XVI, novos progressos da matemática, interagindo com as novas descobertas científicas, foram realizados de forma crescente, continuando assim até os dias de hoje.

Matemática na pré-história:
A origem do pensamento matemático jaz nos conceitos de num erro, magnitude e forma. Estudos modernos da cognição animal mostraram que tais conceitos não são unicamente humanos. Eles teriam sido parte da vida cotidiana de sociedades de indivíduos caçador-coletores. Ademais, que o conceito de número tenha se desenvolvido paulatinamente ao longo do tempo, isto fica evidente com o fato de que algumas línguas atuais preservam a distinção entre "um", "dois" e "muitos", mas não em relação a números maiores do que dois.
O objeto matemático reconhecido como possivelmente o mais antigo é o osso de Lebombo, descoberto nos montes Libombos, na Suazilândia, e datado de aproximadamente 35000 anos a.C. Tal osso consiste em 29 entalhes feitos em uma fíbula (ou perônio) de um babuíno. Também foram descobertos artefatos pré-históricos na África e na França, datados de entre 35000 e 20000 anos atrás, os quais sugerem tentativas arcaicas de quantificação do tempo. No livro How Mathematics Happened: The First 50,000 Years (sem versão em português), por exemplo, Peter Rudman argumenta que o desenvolvimento do conceito de números primos apenas pôde ter surgido depois do conceito de divisão, a qual é por ele datada de após 10000 a.C., sendo que os números primos provavelmente não eram entendidos até em torno de 500 a.C. Ele também escreve que "não foi feita nenhuma tentativa de explicar por que razão uma talha de alguma coisa deve apresentar múltiplos de dois, números primos entre 10 e 20 e alguns números que são quase múltiplos de 10." .
O osso de Ishango, descoberto perto das cabeceiras do rio Nilo, pode possuir algo como 20000 anos de existência e consiste em uma série de talhas marcadas em três colunas ao longo do comprimento do osso. As interpretações mais habituais a respeito de tal osso dizem que ele mostra ou a mais antiga demonstração conhecida de sequências de números primos ou então um calendário lunar de seis meses. Há também egípcios do período pré-dinástico do quinto milênio a.C. que representaram pictoricamente as figuras geométricas. Além disso, reivindica-se que os monumentos megalíticos presentes na Inglaterra e na Escócia, datados do terceiro milênio a.C., incorporam em suas formas ideias tais como a de círculo, a de elipse e os triplos pitagóricos .
Matemática Moderna:
 O Movimento da Matemática Moderna foi um movimento internacional do ensino de matemática que surgiu na década de 1960 e se baseava na formalidade e no rigor dos fundamentos da teoria dos conjuntos e da álgebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática. A introdução da matemática moderna tem enfrentado muitas dificuldades, recebendo muitas críticas. A matemática ajuda em números calculemos na atualidades , sendo porém que existem varias formas de contextos sobre a matemática que pode ser aditiva,somada,multiplicada e divisória.. Porém dependendo de que tipo de matemática vai usa ló, a matemática é uma matéria usava para a aprendizagem de alunos e interessados, e é obrigatória a sabedoria do aluno nessa matéria.
Matemática Babilônica:

Matemática Babilônica (também conhecido como Matemática Assírio-Babilônica) se refere a qualquer forma de matemática desenvolvida pelos povos da Mesopotâmia, desde os dias dos antigos Sumérios até a queda da Babilônia em 539 a.C. Os textos matemáticos da Mesopotâmia são abundantes e bem documentados.7 Em respeito a ordem cronológica eles são divididos em dois grupos: uma da Primeira Dinastia Babilônica (1830-1531 a.C), e a segunda principalmente vai até o período do Império Selêucida nos últimos três ou quatro séculos a.C. Em relação ao conteúdo, há apenas pequenas diferenças entre os dois grupos de textos. Assim a matemática Babilônica se mantém constante, em seu conteúdo por cerca de dois milênios.7 Em contraste com a escassez de fontes da Matemática Egípcia, o conhecimento sobre a matemática Babilônica é derivado de 400 tabuas de argila, desenterrados desde meados do séc. XIX. Escritos em linguagem cuneiforme, as tabuas eram escritas quando a argila ainda estava úmida, e depois cozinhadas em fornos ou sob o calor do sol. A maioria das tabuas de argila datam de 1800 até 1600 a.C, e cobre tópicos a quais incluem frações, álgebra, equações quadráticas e equações cúbicas além do teorema de Pitágoras.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Vídeo Novo no canal!

Estou postando o novo vídeo do canal ZUARTE que é Quinta de Desafios #2 De Quadradinho de 8

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Reportagem com Leandro Azevedo!

Leandro Azevedo, o grande skinder

Não sou o melhor do mundo, ainda, pois ainda não disputei todas as etapas do Mundial, mas um dia tenho certeza que serei”, responde Leandro Azevedo.
 Leandro tem uma pequena dificuldade boa em seu caminho, seu primo Renato Lima também participa das competições de skimboard, mas Leandro disse que é confortável por saber que um deles estaria no lugar mais alto.
 Este dom de andar de skimboard vem dez de seua 10 anos de idade, na praia a Sununga, fala Leandro, quem lhe mostrou o skimboard fi seu amigo Marcelo, do Rio de Janeiro.
 Leandro fala que seus parentes mais próximos são os que mais apoiam ele, acho que a mãe de Leandro deve sentir orgulho dobrado, pois o irmão de Leandro Azevedo, Felipe Azevedo,  joga no Sport Club Recife.
 Leandro ganhou o campeonato de skimboard 2014, em Ubatuba, na praia da Sununga, agora está viajando para outros países para ganhar o Mundial.
                                                                                                                  Disponível em www.zuarte brasil.blogspot.com.

 Acesso em: 10 ago. 2014 

Meus parceiros do Youtube!

Toadstool ( Games Show): www.youtube.com/user/toadstoolgamesshow

Liu Sousa: https://www.youtube.com/channel/UCE8aU2wiJBipjx6Gf8Q5ggQ

Joao Nubao: https://www.youtube.com/channel/UCk28N5CaaR7lUpV5Pv-2hjw

Koblok Kogamian: https://www.youtube.com/user/mrkoblok

Canal Canalha: https://www.youtube.com/user/CanalCanalha

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Novo quadro do canal!!!

Galera resolvi que as quintas vai ter vídeo.....

E na quinta só vai ter o novo quadro do canal Quinta de Desafios!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Entrevista cm Leandro Azevedo!!!!

O grande Skinder

O melhor do mundo em skinbord Leandro Azevedo fala de como conheceu o Skinboard.
Texto por Thiago Langeli

Foi muito difícil marcar a entrevista com Leandro Azevedo, já era de se  esperar dele, com suas responsabilidades.

Quando você começou a andar de skinboard?
Quando eu tinha dez anos de idade.
Qual a primera praia que você andou de skinboard?
Sununga.
Quem te mostrou o skinboard?
Um amigo, Marcelo, do Rio de Janeiro que me mostrou.
Quando anda de skinboard, sente medo da ondas da Sununga?
Medo não sinto, porque eu respeito os limites da onda.Mas adrenalina sim.


Como você se sente com seu irmão, Felipe Azevedo, jogando no Sport Club Recife?
Orgulho de mais, ele merece tudo que anda conquistando,  pois sempre correu atrás dos sonhos dele.[feliz]
É difícil competir com seu primo, Renato Lima, que também pratica skinboard, quando tem as competições de skinboard?
Difícil mas é bem confortável por saber que algum de nós dois vai estar no lugar mais alto...

Como é ser o melhor do mundo em skinboard?
Não sou o melhor do mundo, ainda, pois ainda não disputei todas as etapasdo Mundial, mas um dia tenho certeza que serei.
Quem te da mais apoio m praticar esse esporte?
Acho que meu familiares mais próximos.
Qual é o seu maior sonho?
Ser um campeão Mundial.
                                                                            Disponínel em www.zuarte brasil.blogspot.com.

 Acesso em: 5 ago. 2014 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Me Desculpem!!!!

Galera foi mal por não postar nada no blog e no Canal do youtube ZUARTE!!!!!
Malsss!!


By Thiago Langeli